Madeixas: Franjas


A franja certa para o seu tipo de rosto

Confira as dicas para valorizar a aparência com o corte de cabelo correto


Independente do estilo de cabelo que esteja em alta, a franja nunca fica de fora das tendências. Queridinha da maioria das mulheres, ela rejuvenesce, ajuda a esconder imperfeições e pode ser modelada de diferentes maneiras.
É possível cortá-la abaixo ou acima da sobrancelha, reta, em diagonal ou mesmo deixá-la mais longa, quase na altura dos maxilares. Porém, a escolha deve ser feita com base no seu tipo de rosto: o modelo errado pode acarretar em uma aparência infantil ou acentuar pequenos defeitos.
A vantagem da franja é que ela muda o visual sem precisar de transformações radicais. Porém, quem tem cabelos cacheados, ou muito longos cortados em fio reto, ou ainda face muito redonda, deve evitar o estilo. Isso porque ele se adéqua melhor ao corte Chanel (logo abaixo das orelhas), ao desfiado na frente e com fios na altura dos ombros.
E se as suas madeixas forem grossas, não se preocupe: a tendência da temporada é a franja longa e natural, com influência dos anos 1970.
Mas atenção: apesar da versatilidade que a franja oferece, se você não tem certeza se irá gostar dela, é melhor não optar por esse corte. Além disso, também não vale experimentar cores e tinturas diferentes nessa parte do cabelo, tirando a naturalidade do visual.
Outra dica é sempre prender os fios antes de tomar sol, já que ninguém quer ficar com duas tonalidades diferentes no rosto.

Leigh Lezark. Fonte: Getty Images

Escolhendo a franja certa

Para escolher a franja que mais combina com você, o primeiro passo é definir o seu tipo de rosto. Afinal, o corte precisa realçar o que você tem de melhor e esconder as imperfeições.
Em geral, quanto mais fina for a face, mais curto deve ser o estilo, pois o comprimento em excesso alonga a aparência. Também por esse motivo, quem tem rosto redondo deve sempre optar pelos fios mais longos.
Mulheres com testas curtas devem evitar a franja, para não achatar o visual. Já quem tem características opostas pode optar pelo estilo reto e longo, caindo sobre os olhos. Mas vale mudar o visual de vez em quando, pois como ele esconde a sobrancelha, tende a comprometer a identidade facial.
Para aquelas que gostam de variar, o modelo mais indicado é a franja curta no meio e alongada nas têmporas, que pode ser usada reta ou de lado. Para mudar, basta secar de forma diferente.
Quem deseja esconder bochechas salientes deve escolher franjas longas e diagonais, que criam novos ângulos no rosto. Já as desfiadas e rentes aos cílios escondem marcas de expressão e rugas, mas não são indicadas para quem trabalha por muitas horas em frente ao computador, pois tendem a forçar a vista.
E se depois de um tempo você enjoar da franja, pode prendê-la com presilhas, grampos, ou penteá-las de lado enquanto crescem.
Confira os modelos de corte que mais se adequam ao seu tipo de rosto e corra para o cabeleireiro!

Rosto Oval

Cameron Diaz e Rachel Bilson. Fonte: Getty Images
Esse tipo de face possui proporções equilibradas e, por isso, combina com qualquer tipo de corte. Se a intenção é conquistar um visual clássico, escolha o modelo reto, mas se você preferir um look despojado, experimento o estilo desfiado com fios mais longos nas laterais da testa.

Rosto Redondo

Zooey Deschanel e Emma Stone. Fonte: Getty Images
Aquelas que possuem essa característica devem fugir das franjas curtas e retas, pois elas destacam ainda mais as maçãs do rosto.
Assim, prefira os modelos compridos, que alongam a face. Um exemplo são os franjões laterais, repicados nas pontas.

Rosto quadrado

Katie Holmes e Olivia Wilde. Fonte: Getty Images
Quem possui esse tipo de rosto pode abusar das franjas, pois elas criam equilíbrio em relação aos maxilares. Por isso, vale ousar na escolha, optando pelos estilos curtos e retos ou mesmo o moderno corte diagonal.
É possível ainda desfiar as pontas, dando um ar de leveza ao visual.

Rosto coração

Reese Witherspoon e Rashida Jones. Fonte: Getty Images
Esse rosto se caracteriza pelo queixo fino e testa proeminente. Assim, a franja deve disfarçá-la, criando novas proporções. Para tanto, prefira cortes desfiados, retos e com comprimento acima da sobrancelha. O estilo na altura dos maxilares deve ser evitado.


FONTE

0 comentários:

Postar um comentário