O prazer da leitura...

Oi oi gente!  O Apenas Moça estará com tags semanais. 
Ainda estamos escolhendo os títulos e o de hoje é O prazer ...  


Literatura erótica está na moda, mas não surgiu ontem! 
Sou leitora da revista GLOSS, e em uma das edições vi uma matéria falando sobre livros eróticos. Eles fizeram uma seleção de livros safados (e bem escritos!), indicados por quem gosta do assunto. Então resolvi compartilhar com vocês, que provavelmente se interessam, como a maioria dos homens e mulheres. 


''Gosto muito dos livros da ANAIS NIN, ela escreveu contos eróticos sofisticados e provocadores'' - Mirian Goldenberg.



A vida de franco-cubana Anais Nin é tão interessante quanto sua obra. Ela publicou muitos textos eróticos (romances, contos, e até diários pessoais) e foi amante do escritor Henry Miller e da mulher dele - o filme Henry & June fala mais do triângulo. Feitos sob encomenda de um cliente misterioso que queria ler sacanagem bem escrita, os contos de Delta de Vênus, de 1978, foram traduzidos para todas as línguas ocidentais.








'' O personagem vive relações excitantes sem impor qualquer significado ao sexo, a não ser o próprio prazer'' - Regina Navarro Lins. 



 

O livro que Regina indica. O que Contei a Zveiter sobre Sexo, foi escrito por seu marido, Flávio Braga. Mas ela garante que não foi isso que fez com que ela se apaixonasse pela obra. ''É um romance sem preconceitos. O livro erótico mais libertário que já li'', diz. Zveiter é o psicanalista a quem o protagonista João relata suas experiências com incesto, sexo grupal, voyeurismo, prostituição, sadomasoquismo...







'' Indico Bataille para quem não tem frescura (ao menos na literatura). Ele não é nada sutil.'' - Tati Muller.



 

  Publicado clandestinamente em 1928, e assinado com o pseudônimo Lord Auch, História do Olho é o primeiro livro do francês Georges Bataiile. Ele não permitiu que a autoria fosse revelada antes de sua morte, por a obra (recheada de cenas escandalosamente eróticas) tem a inspiração autobiográfica. A edição da Cosac Naify vem com três ensaios de grandes nomes na literatura - Michel Leiris, Roland Barthes e Julio Cortázar.







'' O livro mostra que a natureza é tudo o que dois amantes precisam para realizar suas fantasias.'' - Lola Aronovich. 





     O Amante de Lady Chatterley, de 1928, é um dos livros mais censurados de todos os tempos. E não só por causa das cenas detalhadas de sexo. A obra escandalizou por falar do envolvimento entre uma mulher rica e um homem pobre - o contrário de Cinquenta Tons de Cinza. ''E também por ser focado no prazer feminino, sempre um tabu'', diz Lola, que ensina literatura na Universidade Federal do Ceará.








'' Ninguém fica indiferente à franqueza rara e ao humor corrosivo deste relato.'' - Fernanda Lima. 




 

 A casa dos Budas Ditosos foi escrito por João Ubaldo Ribeiro sob encomenda da Editora Objetiva para a série Plenos Pecados. O livro corresponde, claro, ao pecado da luxúria. Ele é narrado por uma senhora de 68 anos, que conta a história de sua despudorada vida sexual. O autor diz que tirou tudo de um relato real que chegou até ele por meio de fitas gravadas - mas não tem como saber se é mesmo verdade.








'' Lolita é bem escrito e mais do que erótico.'' - Adão Iturrusgarai.







   


O russo Vladimir Nabokov custou a achar uma editora que lançasse Lolita, a história de um homem louco de desejo por uma menina de 12 anos. Até que conseguiu publicá-la na França, em 1955.









Tenho certeza que se interessaram pelo menos por um dos livros citados. E espero que leiam e venham comentar sobre o que acharam. 
Xoxo, Ana Luiza Monteiro. 

2 comentários:

  1. Valeu pelas dicas Anaa...
    Tá lindo o blog!!!
    beiJuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Juh! Não tem que agradecer. To aqui pra isso mesmo! Muito obrigada!

      Excluir