Health and beauty!

Oi amores! Hoje venho com mais uma opção de posts pro blog. Eu acho bem interessante todo tipo de exercício, e agora estou nessa onda de academia, (rsrs). Como vocês já sabem eu sou dançarina, e dançar já é um excelente exercicio para o corpo e muito mais para a alma! Eu já fiz musculação a um tempo atrás e parei porque mudei de cidade, e acabou que tive preguiça de procurar outra academia. Mas agora voltei com tudo, e alem da musculação estou praticando muitos outros exercícios na mesma academia, que são: Power Jump, Pilates, STEP, e além da dança de salão estou dançando axé de novo, (já fiz aula por um bom tempo também)e lá tem várias lutas, menos o judô que é a minha preferida e já pratiquei por quatro anos. Estou fazendo esse post para vocês me conhecerem melhor, e pra falar sobre cada modalidade citada aqui.
Hoje vamos começar com a musculação!


Quando se pensa em uma atividade física para melhorar a estética e a qualidade de vida, a primeira coisa que vem à mente é a musculação. As pessoas procuram uma academia de musculação simplesmente para melhorar o condicionamento e o porte físico. Adequando as cargas e as intensidades dos exercícios para cada pessoa, com base na idade, peso, sexo e passado atlético, não há muitas restrições para a prática da musculação.
A musculação é uma atividade anaeróbica, que significa uma atividade de alta intensidade e curta duração. A pessoa que procura uma academia para fazer musculação geralmente tem em mente um objetivo: ganhar massa muscular; reduzir a quantidade de gordura corporal, definir e delinear o corpo, ganhar ou perder peso. Para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação.

Benefícios da musculação:

  • Melhora a parte estética. Faz com que o seu percentual de gordura diminua. Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre também um aumento de massa muscular. É bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso.
  • Musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
  • Aumenta a força, gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os músculos começam a aparecer mais, esculpindo e dando uma maior definição ao corpo.
  • Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem).
  • Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções.
  • Melhora a postura e a flexibilidade.
  • Melhora a auto-estima.
  • A musculação pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treinamento de outras modalidades.

- Riscos/cuidados da musculação:

  • O exercício deve ser feito com acompanhamento médico e/ou de um especialista.
  • Os exercícios devem ser feitos de forma correta ou poderão ocorrer rompimentos dos ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvio na postura.
  • Adolescentes podem ter seu crescimento afetado.
  • É essencial que o praticante de musculação faça um aquecimento e um alongamento assim que chegar à academia e depois que terminar de malhar.


E vocês o que acham da musculação ?
Beijinho beijinho, Ana Luiza.

2 comentários:

  1. adorei o post
    tou precisando entrar numa academia pra fazer musculação, mas a preguiça é maior :\

    http://vanitymodeon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Eu também estava com preguiça de academia, mas é tão bom, o corpo cansa, mas a mente descansa!

      Excluir