SOS corpitcho! - Continuação.

De braços bem abertos. 


Popularmente conhecido como cecê, o mau cheiro nas axilas é provocado por bactérias que se alimentam do suor. As glândulas que ficam nas axilas soltam secreções que são nutrientes desses microrganismos. Quanto mais úmido e quente for o local, mais eles se proliferam, o que aumenta o fedor. As medidas para combater o problema são simples: lacar bem as axilas pelo menos uma vez pro dia, de preferência com sabonete antisséptico. Usar desodorante de longa duração e roupas feitas com tecido que deixem a região ventilada, como os de algodão (os sintéticos abafam o local). Uma compressa de bicarbonato de sódio - uma parte para três de água - neutraliza o pH do local e elimina os microrganismos. Esfregar bem as roupas nas áreas das axilas na hora de lavá-las é outro cuidado básico. Em casos extremos, os dermatologistas podem receitar sprays ou cremes contendo antibióticos que dificultam a proliferação desses seres. 

A vida parece uma sauna?


Suar é necessário. Transpirando, o organismo mantém sua temperatura sempre entre 36 Cº e 37 Cº. Já eliminar muito líquido sem que haja estímulos externos (exercícios físicos, por exemplo) é sinal de problema. E o nome dele é hiperhidrose.  Sabe aquelas pessoas que vivem com as mãos sempre molhadas? Pois é, elas sofrem desse distúrbio, que pode ter causas variadas: obesidade, disfunções da glândula tireoide, desequilíbrios emocionais como ansiedade... A doença pode ser controlada. A solução depende do tamanho do problema: vai desde o uso de sabonetes antissépticos a uma cirurgia que corta a ligação entre as glândulas sudoríparas descontroladas (da face, crânio, mãos, pés e axilas) e o sistema nervoso. A novidade mais recente vem da Alemanha: cientistas aplicam botox para suavizar a transpiração excessiva.

Perfume de pé.


As bactérias que vivem nos nossos pés multiplicam-se em ambientes úmidos, quentes e escuros. Ou seja: o tênis é um paraíso para elas. Com a proliferação desses microrganismos, aumenta a quantidade dos compostos químicos eliminados por eles (isovalérico e metanotio) que, combinados, produzem o velho e nada bom, chulé. Para evitá-lo, nunca deixe de usar meias limpas e de algodão, que permitem passagem do ar. Dar um descanso para o sapato, em vez de usá-lo todos os dias, é uma boa dica para acabar com o cheiro. Também ajuda usar sabonete antibacteriano, ou mergulhar os pés numa bacia de chá preto e, depois, passar talco. Outro inconveniente da transpiração dos pés, é que ela pode dar frieiras. Para evitá-las, enxugue bem entre os dedos para eliminar os fungos que se instalam ali e se alimentam da queratina das unhas. Manter a cutícula, principalmente antes de ir à praia, ajuda a proteger a pele contra as bactérias. 

Xoxo, Ana Luiza.



0 comentários:

Postar um comentário