Cuidados com a sua tatuagem



Helloo Little Lovers!

Nesse post vou falar sobre os cuidados que devemos ter ao fazer uma tatuagem, durante o processo de cicatrização e após a cicatrização.

Recentemente fiz uma tatuagem. Ela é muito grande, então os cuidados tiveram que ser redobrados. Essa é a minha tattoo.


Bom, em primeiro lugar escolha um bom profissional. Observe os seus instrumentos de trabalho e a higiene do tatuador. Fique de olho com agulhas e recipientes de tinta. TODOS DEVEM SER DESCARTÁVEIS.
Olhe também se ele esteriliza as partes do motorzinho que não são descartáveis. Ele deve usar luvas e etc. 

Em segundo lugar escolha bem o que vai tatuar. Afinal, é algo que vai ficar na sua pele pro resto da vida e se for uma tatuagem grande, pense 10 vezes antes porque se você se arrepender não vai ter como fazer outra pra cobrir. 


 Tattoo feita por Ahoto Screw

Ao fim da sessão o profissional deverá te orientar sobre os cuidados que você deverá ter durante o processo de cicatrização. Se ele não orientar, abaixo algumas dicas.


CUIDADOS COM A TATUAGEM RECENTE:

- Deve-se trocar os curativos (papel filme) 1h após a tatuagem usando apenas gaze/algodão e água. NÃO ESFREGUE!

- Muitas fontes dizem que pode e não pode usar sabão/sabonete para higienizar a tatuagem. Por tanto não posso afirmar. Por via das dúvidas achei melhor não usar nenhum tipo de sabonete. Higienizei com soro fisiológico e algodão.

- Ao tomar banho é preferível que a água esteja fria porque a água muito quente pode fazer com que sua tatuagem desbote facilmente.

- É natural que sua nova tatuagem supure (expelir sangue, água e pus). Mas não deve ocorrer supuração de um pus verde ou amarelo. Cuidado e atenção.

- É natural também que sua tatuagem fique inchada por alguns dias. Afinal, sua pele acaba de ser ferida.

- É natural sentir dor após a tatuagem, mas se essa dor persistir depois de 48h é bom procurar o seu tatuador ou um médico para que eles possam te orientar.

- É indispensável o uso da pomada cicatrizante. A mais usada e recomendada é a Bepantol. Mas atenção, algumas pessoas tem reação alérgica à pomada (vou comentar logo a seguir). Troque a pomada pelo menos 3x ao dia, sempre colocando o plástico por cima.

- O papel filme deve ser usado por pelo menos 3 dias consecutivos para que sua pele fique protegida de bactérias.

- Ao suspender o uso do plástico, continue a usar a pomada porque a tatuagem demora de 10 a 40 dias para cicatrizar (depende da tatuagem, tinta, tamanho).

- Durante a cicatrização sua pele vai coçar muito. NÃO COÇAR A PELE pois pode ferir e estragar a tintura.

- Durante a cicatrização sua tatuagem vai despelar, descascar. NÃO ARRANQUE A CASQUINHA pois pode prejudicar no resultado final da tatuagem e arrancar a tintura.

COMO SABER SE MINHA TATUAGEM ESTÁ INFLAMADA?

Essa é uma dúvida muito grande entre os recém-tatuados. Os sinais mais frequentes são:
- Vermelhidão ao redor da tatuagem e bolhas após 72h pode indicar inflamação. Uma pequena vermelhidão é comum após algumas horas da nova tatuagem. Mas se aumentar ao invés de diminuir ao longo de 48h procure um médico.
Mas atenção às bolhas. Pode não ser inflamação. Aconteceu de surgirem bolhas na minha tatuagem e era APENAS excesso de umidade na pele, provocado pelo excesso de pomada e suor. Se isso acontecer, suspenda o uso do plástico por algumas horas e as bolhas sumirão.
A vermelhidão pode ser causada também por alergia à pomada. Nesse caso, vá à um médico o quanto antes. Infecção é coisa séria!


OUTROS CUIDADOS:

- Não ingira alimentos como: Pimenta, carne de porco, chocolate, ovos e camarão pois tais alimentos atrasam o processo de cicatrização. Evite alimentos gordurosos também.

- Evite piscinas, mar, saunas, rio, cachoeiras por pelo menos 2 meses.

- Não coloque roupas que irritem a pele.

- EVITE O SOL o máximo que puder. O Sol além de queimar a pele pode desbotar a pintura da tatuagem.

É isso lovers! Qualque dúvida ou sugestões entrem em contato comigo! 
Little Kisses, Laísa Kirsche.



2 comentários:

  1. tem gente que faz a tatoo e acha que é só fazer mesmo

    Está rolando sorteios lá no blog
    http://vanitymodeon.blogspot.com.br/p/sorteios_7837.html

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vanessa. Tratar de uma tatuagem é como se estivesse tratando de uma queimadura. A qualquer momento pode inflamar e acabar com a pele.

    ResponderExcluir